Ávila, Segóvia e Rota de D. Quixote

Ávila, Segóvia, Escorial, Alcazar de San Juan, Puerto Lápice, Consuegra, Orgaz, Toledo, Salamanca

Ávila, Segóvia e Rota de D. Quixote

Ávila, Segóvia, Escorial, Alcazar de San Juan, Puerto Lápice, Consuegra, Orgaz, Toledo, Salamanca

24 Junho (Seg.) - PORTO / ÁVILA / SEGÓVIA
Comparência em local e a hora a informar. Partida em autocarro de turismo com destino Ávila. Chegada e início da visita de cidade. Ávila é, sobretudo, a cidade de Santa Teresa de Jesus, uma das figuras mais excecionais da Espiritualidade espanhola. A visita incidirá nas ruas e recantos por onde ela passou:  a Catedral (entrada incluída), considerada a primeira Catedral gótica de Espanha, erigida sobre os restos de um antigo edifício dedicado ao “Salvador”, é agora dedicada ao Altíssimo mas também à Virgem da Caridade, a Capela de Santa Teresa na Catedral é de estilo renascentista e nela se pode ver a imagem da Virgem da Caridade, que estava na desaparecida Igreja de São Lazaro, junto à ponte sobre o Rio Adaja e à qual se encomendou Teresa de Cepeda aquando da morte de sua mãe; a Igreja/ Convento de Santa Teresa (entrada incluída), que teve a sua fundação nos últimos anos do século XVI quando chegaram a Ávila os Carmelitas Descalços procedentes de Duruelo, primeira Fundação Masculina da Ordem, com a ideia de estabelecer casa na cidade. Almoço em restaurante durante a visita. No fim da visita, prosseguimento da viagem até Segóvia. Chegada e início da visita da cidade, com destaque para a Catedral (entrada incluída), na Praça Maior, de estilo gótico tardio, começou a ser construída em 1525 e substituiu a Catedral Velha, que se situava no atual jardim do Alcazar e que foi destruída durante a Guerra das Comunidades em 1520. A grandiosidade e harmonia das dimensões define o seu interior, onde merecem destaque os vitrais, o Retábulo Maior dedicado a nossa senhora da Paz, as cadeiras do coro, procedentes da Catedral Velha e o belo órgão barroco e o Alcazar (entrada incluída), cujo perfil aparece como um navio sobre a planície onde confluem os rios Eresme e Clamores. O Castelo, convertido em Alcazar - residência Real - no séc. XIII, adquiriu o seu estilo gótico no tempo de Juan II e Enrique IV. A sua restauração foi contínua após um grave incêndio que ocorreu em 1862. No reinado de Afonso XII, a reconstrução do Alcazar tomou novo folego e a partir daí nunca foi abandonada, muito por iniciativa do Patronato do Alcazar. Transporte ao hotel no fim da viagem. Instalação, jantar e alojamento.

25 Junho (Ter.) - SEGÓVIA/ VALE DOS CAÍDOS/ ESCORIAL/ EL TOBOSO/ CAMPO DE CRIPTANA/ ALCAZAR DE SAN JUAN / CIUDAD REAL
Pequeno-almoço no hotel e saída com destino ao Vale dos Caídos. Visita da Basílica da Santa Cruz, que fica uns 13 km ao norte de El Escorial, no lugar conhecido como Vale dos Caídos. Trata-se de um grandioso monumento funerário construído entre 1940 e 1956 em memória das vítimas da Guerra Civil de 1936. Consta de uma imensa cruz de pedra e da própria basílica, escavada no interior da rocha. No fim da visita, continuação até ao Mosteiro de São Lourenço do Escorial. Chegada e visita ao Mosteiro (entrada incluída), enorme complexo arquitetónico que inclui palácio, mosteiro e biblioteca, sito a 45 km de Madrid. O conjunto, com a sua fachada de 207 metros de comprimento virada para o monte Abantos, encontra-se inserido num retângulo com uma superfície de mais de 33000 metros quadrados, e a sua planta tem a forma de uma grelha invertida. A imponente fachada principal do mosteiro recebe o visitante, conduzindo ao Patio de los Reyes, que recebe o seu nome das estátuas dos Reis da Judeia, que adornam a fachada da basílica. atualmente classificado como Património Mundial da Unesco. Prosseguimento para El Toboso. Chegada e almoço em restaurante local. Após o almoço, visita desta pequena cidade, famosa por ser o lugar natal literário de Dulcineia, No centro urbano encontra-se a Casa de Dulcineia (entrada incluída), construção típica da La Mancha do século XVI, magnificamente reabilitada. Tem uma fachada senhorial com dois brasões e seu interior abriga um museu de utensílios de valor etnológico e de uso cotidiano na vida da La Mancha. Continuação até Campo de Criptana, onde a imagem mais caraterística é a dos moinhos. Passeio pela pequena vila e continuação até Alcazar de San Juan (entrada incluída), que tomou Cervantes como seu filho predileto e onde a própria cidade reivindica que o escritor foi batizado (na Igreja de Santa María la Mayor). Viagem até à Cidade Real fim da visita. Instalação no hotel, jantar e alojamento.

26 Junho (Qua.) - CIUDAD REAL / PUERTO LAPICE / CONSUEGRA / LOS YEBENES / ORGAZ /AJOFRIN / TOLEDO
Pequeno-almoço no hotel e saída com destino a continuamos para Puerto Lápice, uma povoação de arquitetura tipicamente manchega, onde tudo evoca Dom Quixote. Segundo alguns autores, foi precisamente neste local que ele viveu as suas primeiras aventuras e onde foi nomeado cavaleiro. Continuação até Consuegra, onde se pode admirar, numa crista de montanhas, as ruínas do Castelo Templário que serviu de base à reconquista de El Cid, o Campeador. Também aqui encontramos uma série de onze moinhos, e, ao contrário dos estudiosos de Cervantes, o povo diz que porventura estes são os que D. Quixote enfrentou com a sua espada, confundindo-os com gigantes ameaçadores a agitar os braços. Visita ao Castelo de Consuegra, o mais bem preservado de toda a região de Castela - A Mancha e ao Moinho “Bolero” (entradas incluídas). Continuação até Los Yébenes, pequena povoação atravessada por uma antiga calçada romana. Almoço em Consuegra ou Los Yébenes. Continuação para Orgaz, para um merecido passeio nesta pequena povoação, pelas suas ruas empedradas antiquíssimas, por entre casas senhoriais, protegidas por um recinto amuralhado no qual se destacam duas portas. Encontramos aqui um castelo quadrangular pertença dos Condes de Orgaz. Prosseguimento até Ajofrín, pequena vila com um açude romano nos arredores . Viagem até Toledo. Transporte ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.

27 Junho  (Qui.) - TOLEDO
Após o pequeno-almoço no hotel, visita à cidade de Toledo, que Miguel de Cervantes qualificou como a melhor cidade de Espanha. “É a sua joia mais preciosa”, afirmou. É a capital da região de Castela- A Mancha e da província de Toledo, e foi, ao longo da maior parte da história cristã espanhola, a capital religiosa e intelectual do país. Na visita da cidade destacamos: a Catedral (entrada incluída), que é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Uma das zonas mais fantásticas é o altar Barroco chamado El Transparente, construído por Narciso Tomé. A Sacristia principal, é um autêntico Museu, com obras importantes de El Greco, Ticiano, Van Dick e Goya: o Alcazar de Toledo, um palácio fortificado sobre rochas, situado na parte mais alta da cidade, de onde a domina e que hoje em dia foi transformado em Parador Nacional, a Igreja de S. Tomé (entrada incluída), no coração de Toledo, que no início no século XIV foi mandada reconstruir por Gonzalo Ruiz de Toledo, senhor de Orgaz. Segundo a tradição, no dia do seu funeral desceram do Céu dois Santos ( Stº Agostinho e Stº Estevão) para presidir à cerimónia e enterrarem o Conde. Esse prodígio está retratado na obra-prima de El Greco, hoje exposta na Igreja, “O Enterro do Conde de Orgaz, a visita continuará através desta magnífica cidade, tão intensamente ligada a “El Greco” e terminará na famosa “Plaza Zoocodover”, local de encontro dos toledanos e turistas. Ponto principal da “movida” toledana. Visitaremos ainda as Sinagogas de Santa Maria La Blanca e do Transito (entradas incluídas), interessantes testemunhos da comunidade judaica daquela região. Almoço em restaurante local entre visitas. No fim da visita, transporte ao hotel. Jantar e alojamento.

28 Junho (Sex.) - TOLEDO / SALAMANCA / PORTO
Pequeno-almoço no hotel e partida com destino a Salamanca. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde visita panorâmica desta bela cidade, destacando a Plaza Mayor de estilo barroco, construída na primeira metade do século XVIII, de 1729 a 1755, de planta quase quadrada, é fechada e porticada, formando-se grandes arcadas sobre as portas que dão saída às diferentes ruas que nela confluem e que é considerada uma das mais belas de Espanha, a Universidade, a Catedral e a bela Casa das Conchas. Em hora a indicar, prosseguimento da viagem até ao Porto.

 

 

Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.

Preços por pessoa:
Quarto duplo (mínimo de 42 participantes) ........................................ 930,00€
Suplemento para Quarto Individual .................................................... 200,00€

Documentos Obrigatórios:
Cartão de Cidadão válido para a viagem.

Serviços incluídos:
Circuito em autocarro privativo de turismo com ar condicionado;
Estadia em hoteís de 4* , em quarto com banho ou duche;
Refeições de acordo com o presente programa de viagem (menú fixo - Água e 1/4de vinho);
Visitas de acordo com o programa;
Guia acompanhante durante todo o circuito;
Visitas com guia local (português ou espanhol), onde necessário;
Taxas hoteleiras, de turismo, serviço e IVA;
Seguro de viagem;
Mochila Top Atlântico.

Serviços não incluídos:
Bebidas às refeições que não as mencionadas no incluído, refeições especiais e não mencionadas, entrada em museus e monumentos quando não esteja explícito a visita do interior, extras de carácter pessoal e o que não esteja devidamente especificado no presente programa.

Alteração de preços:
Os preços do programa estão cotizados de acordo com o custo dos serviços e para o mínimo de participantes indicado, pelo que poderão ser alterados caso se verifique a flutuação das mesmas ou a diminuição do número de participantes.

Data Limite de Inscrições: 29 de abril de 2024

Ofertas e Promoções

Receba as nossas melhores ofertas e promoções exclusivas para clientes da Top Atlântico Turismo Cultural e Religioso.