Polónia

Wroclaw e Cracóvia

Polónia

Wroclaw e Cracóvia

 

1º Dia - PORTO ou LISBOA / WROCLAW
Comparação no Aeroporto. Formalidades de embarque assistido por um Delegado da Top Atlântico e partida em voo de carreira regular com destino a Wroclaw, com mudança de avião na cidade da Europa. Chegada, formalidades de desembarque e transporte ao hotel, com visita panorâmica pela cidade durante o percurso. Chegada e instalação no hotel. Jantar e alojamento.

2º Dia - WROCLAW
Pequeno almoço no hotel e saída para visita panorâmica da cidade. A cidade de Wroclaw situada junto ao rio Oder, existe há mais de mil anos. Com vestígios do domínio checo, alemão e polaco, a Wroclaw contemporânea é uma cidade verdadeiramente europeia. Casas maravilhosas, igrejas, uma universidade e um grupo célebre de ganhadores do Prêmio Nobel, com ligações estreitas com Wrocław, certificado sua antiga glória. Ostrów Tumski, também conhecida como Ilha da Catedral (antigamente era uma ilha no rio Oder) possui monumentos medievais valiosos. Localizada no outro lado do rio, a Cidade Velha concentra a vida urbana. A Ópera de Wrocław está situada ao lado do Mercado Municipal, da Nova Bolsa, dos bancos e escritórios. Da visita, destacamos a Catedral de S. João Batista - a sua história começa com o Congresso de Gniezno quando no ano 1000, foram criadas três dioceses: Wrocławska, Krakowska e Kołobrzeska. Esta Catedral foi destruída várias vezes, reconstruída em 1951, foi consagrada pelo Arcebispo Stefan Wyszyński, Bispo Primaz da Polónia. Dentro da catedral podemos admirar estátuas e pinturas preciosas: um tríptico da Dormição de Maria de 1552 (transportado de Lubin), um púlpito (1723) e muitos lápides da Idade Média, Maneirismo e Barroco. A catedral possui 21 capelas, entre as quais estão: Santa Elisabeth (1680-1686) e a Capela dos Eleitores (1716-1721), obra do arquiteto de Viena JB Frischer von Erlach (entrada incluída na Catedral). No topo da torre da Catedral, existe um miradouro onde é possível subir de elevador (subida não incluída); na Universidade, onde visitará a Aula Leopoldinum – o nome derivado de seu fundador, o Imperador Leopoldo I e foi projetado pelo arquiteto italiano Christophorus Tausch, aluno de Andrea Pozza. O interior é dividido em três partes: pódio, auditório e matroneum musical, conhecido pela maravilhosa acústica, reúne os acadêmicos nas graças e acontecimentos importantes da vida da Universidade. A sala está localizada no primeiro andar do edifício principal (entrada incluída), etc. Almoço em restaurante local durante as visitas. Ao fim da tarde, tempo livre para um passeio no centro da cidade. Jantar e alojamento no hotel.

3º Dia - WROCLAW / CZESTOCHOWA / CRACÓVIA
Pequeno almoço no hotel e saída em direção a Czestochowa, importante centro de peregrinação Mariano. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde, visita ao famoso Mosteiro de Jasna Gora, onde, na Capela de “Nossa Senhora de Czestochowa“, também conhecida como a Virgem Negra, se encontra a imagem da Virgem. A imagem é uma grande placa de madeira de tília de 82 por 122 centímetros, que mostra uma representação em forma de ícone da Mãe de Deus e do Menino Jesus. Está localizado na Capela da Nossa Senhora, na montanha brilhante (Jasna Góra), tendo sido gravemente danificado numa invasão hussita em 1430. Como sinal da sua devoção, o Papa João Paulo II concedeu ao Santuário Mariano uma Rosa de Ouro, bem como o cinto perfurado por uma bala no atentado que ocorreu em 1981. Ambos os presentes estão agora colocados diretamente ao lado da Imagem. Almoço em restaurante local. De tarde, em hora a indicar, continuação para Cracóvia, declarada pela UNESCO como Património da Humanidade. Chegada ao hotel. Instalação. Jantar e alojamento.

4º Dia - CRACÓVIA / NOWA HUTA / WIELICZKA (MINAS DE SAL) / CRACÓVIA
Pequeno almoço no hotel. Saída para o Bairro de Nowa Huta, que hoje faz parte de Cracóvia devido ao crescimento da cidade (situa-se a cerca de 10Km do centro histórico da cidade), mas que aquando da sua construção, durante a época comunista, foi construída seguindo o modelo soviético, para mostrar ao povo polaco a posse do regime comunista, já que Cracóvia foi um dos principais focos anticomunistas da Polónia. Visita à famosa Igreja de Arka Pana, símbolo dessa resistência. O peculiar templo conta com uma história complicada. As autoridades comunistas negaram a construção de uma igreja no novo bairro, o que motivou diversas manifestações que terminaram em choques violentos. Os membros da paróquia colocaram uma cruz de madeira no lugar onde queriam fazer a construção em 1957, mas não tiveram a necessidade de permissão. Em 1960, Karol Wojtyla (arcebispo de Cracóvia) decidiu dar uma missa no lugar onde estava a cruz de madeira e, depois disso, as autoridades autorizaram a construção. Com a ajuda de diferentes ações procedentes de todas as partes do mundo, o sonho finalmente se tornou realidade. A Igreja é tão singular vista do exterior, revestida com mais de dois milhões de pedras, como do interior, revestida de peças de madeira que lembram a parte inferior do casco de um barco. No meio da característica de construção destaca-se uma escultura surpreendente da Crucificação. Regresso a Cracóvia. Início da visita da cidade, começando pela Praça Medieval, considerada uma das maiores da Europa, e passando pelos seus subúrbios, que se mantiveram inalterados desde há 700 anos. Destaque para a Casa dos Panos, do Séc. XVI, a Igreja Mariana e a antiga Catedral do Cardeal Wojtyla (que é o Santo Papa João Paulo II), e que conserva ainda os túmulos de Reis Polacos e o de S. Estanislau. Almoço em restaurante local. De tarde, saída em direção a Wieliczka, para visita às famosas Minas de Sal, local onde os mineiros polacos construíram autênticas catedrais, fruto de sua grande religiosidade. Poderemos observar cerca de 20 salas em 3 andares, cheias de belas estátuas construídas em sal. No regresso, passagem por Lagiewniki, centro mundial da Divina Misericórdia e do túmulo de Santa Faustina (Irmã Faustina Kowalska). Visita ao Mosteiro. Chegada a Cracóvia ao fim do dia. Jantar e alojamento.

5º Dia - CRACÓVIA/ZAKOPANE/CRACÓVIA
Pequeno almoço no hotel. Saída em direção a Zakopane, estância turística situada nas montanhas. Subida em funicular ao Monte Gubalowka, de onde se pode apreciar a magnifica vista das Montanhas Tatra. Descida ao centro histórico de Zakopane.Visita panorâmica da cidade. Merece destaca particularmente a arquitetura original de madeira, especialmente nas várias casas e joias de telhados bicudos. Visita à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1995, e aquelas vitrais contam como aparições de Fátima. Almoço em restaurante local. De tarde, embarcaremos num fabuloso passeio pelo Rio Dunajec Gorge, onde poderemos observar uma das áreas mais selvagens do Sul da Polónia, o Parque Nacional Pieninski, com os seus animais, plantas e aves únicas. Regresso ao hotel em Cracóvia. Jantar e alojamento.

6º Dia - CRACÓVIA / AUSCHWITZ / WADOWICE / KALWARIA ZEBRYDOWSKA / CRACÓVIA
Pequeno almoço no hotel. Partida em direção ao campo de concentração de Auschwitz, um dos maiores símbolos do nazismo, local de extermínio de milhões de prisioneiros (entre eles o Beato Maximiliano Kolbe), e que trabalharam entre 1940 e 1945. Aqui podemos ver uma exposição sobre o campo e as várias salas que contêm aos prisioneiros, aos dormitórios, aos banheiros, e aos fornos, que nos lembram das cenas de terror que ali tiveram lugar, e que devem ficar como memória para que o homem jamais volte a atingir tamanha manipulação. Almoço em restaurante local. Continuação para Wadowice, terra natal de Sua Santidade João Paulo II. Visita ao Museu e Basílica de João Paulo II. Prosseguimos para a pequena vila de Kalwaria Zebrzydowska, o local de peregrinação mais popular da Polónia, depois do Santuário de Czestochowa. Aqui existem mais de 40 capelas evocatórias da vida de Jesus. Regresso ao hotel em Cracóvia. Em hora a informar, transporte um restaurante local para jantar típico com espetáculo de folclore. No final, regresso ao hotel. Alojamento.

7º Dia - CRACÓVIA /PORTO OU LISBOA
Pequeno almoço no hotel. Em hora a informar, transporte ao Aeroporto. Formalidades de embarque e partida com destino a Lisboa ou Porto em voo com escala em cidade da Europa. Chegada e formalidades de desembarque.

 

 

Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.

O programa apresentado é apenas uma proposta, desenvolvida para grupos. Encontramo-nos disponíveis para receber sugestões de datas.

 

Ofertas e Promoções

Receba as nossas melhores ofertas e promoções exclusivas para clientes da Top Atlântico Turismo Cultural e Religioso.