Palácio de Mateus
Vila Real
Palácio de Mateus
Vila Real
Situado em Vila Real, hoje falamos de uma das mais belas construções civis do barroco português, com a presumível assinatura de Nicolau Nasoni, o Palácio de Mateus.
Mandado construir, na primeira metade do século XVIII, por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus, este solar foi classificado Monumento Nacional em 1911. Esta nova construção foi erguida em substituições de um edifício anterior, que existia, desde o século XVII, não mesmo local.
O Palácio é formado pela casa principal, pelos seus bonitos jardins e ainda por uma adega e por uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. No que diz respeito ao Palácio, destacamos o esplendor barroco da fachada principal, de uma enorme riqueza ornamental, plena em curvas, frontões, pináculos e estatuária. Também os jardins estão sobriamente organizados e delineados, com arbustos verdesjantes e canteiros cheios de flores. Um túnel de cedros resguarda a escadaria nascente, em frente a qual, existe um belo lago. No interior da casa encontra-se uma imponente biblioteca, onde se destaca a célebre edição ilustrada de Os Lusíadas de Luís de Camões, datada de 1816.
Atualmente, o Palácio é propriedade da Fundação da Casa de Mateus, que tem desenvolvido uma vasta atividade cultural nas áreas da música, literatura e das artes plásticas.
Programa:
Hotel Mira Corgo 4* | https://www.hotelmiracorgo.com/
Preço por pessoa desde: € 165,00
O preço incluído inclui:
- Estadia de uma noite em quarto duplo/twin, com pequeno almoço incluído, no hotel escolhido;
- Jantar (inclui entrada, prato principal e sobremesa) em restaurante típico em Vila Real (não inclui transporte ida/volta);
- Visita especial guiada (aprox. 50 minutos) à Casa de Mateus e respetiva capela (possibilidade de visita livre aos jardins envolventes);
- Prova de vinhos base (inclui prova de 2 vinhos DOP Douro, acompanhada com bolas de água e sal ou bolinhos caseiros);
- Seguro de viagem.
O preço indicado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro de procedimentos em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Bebidas ao jantar;
- Extras de carácter pessoal no hotel;
- Qualquer outro serviço não classificado.