Marcas Históricas Portuguesas

Marcas Históricas Portuguesas

 

1º Dia — LOCAL DE ORIGEM / VILA DO CONDE / VALONGO / MATOSINHOS / PORTO / VILA NOVA DE GAIA
Em hora a indicar, partida em autocarros de turismo com destino a Vila do Conde para visita à Fábrica da Imperial, onde se revelam os Chocolates Regina . Encanta os Miúdos… e delicia os adultos. Assim são os chocolates portugueses que nos são acompanhados desde 1927 “a fazer o mundo mais doce”. Quem não se lembra do 'coma com pão'? Com edições para todas as idades e temas e com produtos únicos no mercado, nomeadamente os chocolates de fruta, proporcionam-se uma visita prazerosa e aromática pelo mundo do chocolate. Depois desta, continuamos no pecado da gula, em direção ao Valongo. Aqui visitamos a Fábrica Paupério. Nada no mundo é mais doce que o amor, assim se apresentam como doces e delicadas iguarias da Fábrica Paupério, fabricadas desde 1871. Conhecidas dos portugueses e trazendo doces memórias das casas das avós, têm tal fama que foram requisitadas a fabricar um tipo de bolacha especialmente para a rainha D. Amélia (ainda princesa à data) e que mais tarde se chamaria “Tosta Rainha” em sua homenagem. Daqui para Matosinhos, viajamos até uma das mais importantes e tradicionais indústrias portuguesas —a indústria conserveira. Aqui visitaremos a mais antiga fábrica conservadeira do mundo, que opera desde 1853, a Ramirez. Uma marca moderna portuguesa, cheia de passos inovadores a nível global. Aqui veremos todo o processo que permite que os melhores peixes cheguem às nossas mesas em pequenas e elegantes latas. Após uma visita, almoçaremos na Companhia das Conservas, pertencente a Portugal Norte Conservas, também uma das mais antigas indústrias conserveiras portuguesas (desde 1912). De barriga cheia, partimos para Vila Nova de Gaia, onde visitaremos a fábrica da famosa e histórica Pasta Medicinal Couto que evita e trata as doenças da boca. Desde 1932, que esta caixa cor de laranja entrou na casa dos portugueses e ficou “na boca de toda a gente”. Aqui se produz também, desde os anos 30 o milagroso e histórico Restaurador Olex, que restitui aos cabelos a sua cor primitiva. Terminamos o dia na Claus Porto, um local com 133 anos de história. A empresa fundada por alemães e mais tarde incorporada na portuguesa Ach. Brito—”A maior, melhor e mais experiência fábrica de perfumaria de Portugal”. Daqui saem aromas embalados em obras de arte. Teremos a oportunidade de conhecer a história e modo de produção, fabricando nosso próprio sabonete. Após as visitas, jantar e alojamento no hotel.

2º Dia — PORTO / SÃO JOÃO DA MADEIRA / AVEIRO (Avanca) / ÍLHAVO / POMBAL
Pequeno almoço no hotel. Partida para São João da Madeira. Um produto português para estudantes portugueses, assim se divulgou o tecido do lápis em Portugal pela Viarco. Visitaremos a fábrica que produz os lápis (entre outros produtos de escrita) que acompanham os portugueses desde 1907! Partida para Avanca (Aveiro) para visitar a Fábrica da Nestlé Portugal. Apesar de pertencer a uma multinacional, é daqui que saem deliciosos produtos que marcaram e marcaram a infância de várias gerações, desde há 97 anos. Aqui se fabrica o Nestum, com uma receita totalmente portuguesa—os flocos de cereais ricos em proteínas e que mais tarde se transformaram com outros sabores nomeadamente o de Figo, Arroz e Mel, que acompanhavam as crianças das 9 às 5!; e a Pensal, uma farinha fortificante que só existe em Portugal. Prosseguimos para Ílhavo, onde visitaremos a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre (museu), aqui existente desde 1824. Uma marca histórica na produção de porcelana em Portugal e cuja mestria mereceu vários prémios nacionais e internacionais, desde o séc. XIX, tendo sido inclusivamente condecorada Real Fábrica pelo rei D. João VI. Almoço em restaurante local. Continuação da viagem para Pombal. É para a avó e para a neta e também p'ró atleta , assim, com um milagre salutífero para toda a família, surgiu a Farinha Predilecta, desde 1944, cuja fábrica visitaremos em Pombal. Jantar e alojamento no hotel.

3º Dia — POMBAL / CALDAS DA RAINHA / ALMEIRIM / CARREGADO / ESTREMOZ
Pequeno almoço no hotel. Partida para as Caldas da Rainha, onde visitaremos o núcleo museológico da Fábrica Bordallo Pinheiro. É aqui que, em 1884, nascia a Fábrica de Faianças das Caldas, onde Raphael Bordallo Pinheiro, ao longo de 21 anos, criou as mais belas e originais faianças e que ainda hoje são características, como as andorinhas, os pratos com lagostas ou todas as peças de louça em forma de leguminosas e animais e, como não poderia deixar de ser, a figura típica do Zé Povinho. Após a visita, prosseguimos para Almeirim. para visitar a Fábrica da Compal, uma marca portuguesa de sumos e conservas de leguminosas e frutas que nos acompanha desde 1952! Conheceremos toda a sua história e processo de produção. Com você, com prazer, Compal. Almoço em restaurante local. Partida para o Carregado, para visitar os Laboratórios Nally, produtores de produtos como o creme Benamôr a conservar a mocidade do seu rosto desde 1925. Quem não adora um milagre cosmético numa bisnaga Art Déco? Ao Bênamor, juntam-se outros famosos como o creme de mãos Alantoine e o Bronzaline creme das praias, todos fabricados por Nally. Após a visita, partimos para Estremoz. Jantar e alojamento no hotel.

4º Dia — ESTREMOZ / MONSARAZ / LISBOA (Prior Velho) / LOCAL DE ORIGEM
Pequeno almoço no hotel. Começamos o dia, dedicando-o a um produto que nos caracteriza bastante—o azeite. Iremos visitar o Lagar de uma das marcas portuguesas produtoras de azeite, mais antigas—o azeite Saloio, pertencente a uma empresa fundada ainda no séc. XIX. O azeite Saloio é comercializado em latas com muitas características que conservam todo o esplendor deste suco de azeitona. Continuação para Reguengos de Monsaraz para visitar a Fábrica Alentejana de Lanifícios onde ainda hoje se mantém a tradição de um produto nacional com séculos de história—a manta alentejana. As coloridas mantas alentejanas, feitas de lã, surgiram ainda na idade média para aquecer os pastores e atualmente já são quase usadas como peças decorativas. Após a visita, prosseguimos para Lisboa (Prior Velho). Almoço em restaurante local. Chegada e visita d'A Moreninha, fábrica onde, desde 1937, se produz uma Farinha saudosista 33 para todas as idades. Após conhecermos a história, regressaremos ao local de origem. Chegada ao fim do dia (jantar não incluído).

 

   

 

Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.

O programa apresentado é apenas uma proposta, desenvolvida para grupos. Encontramo-nos disponíveis para receber sugestões de dados.

 

Ofertas e Promoções

Receba as nossas melhores ofertas e promoções exclusivas para clientes da Top Atlântico Turismo Cultural e Religioso.