Fátima e Santuários Marianos do Oeste Português
Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima
Fátima e Santuários Marianos do Oeste Português
Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima
1º Dia – LOCAL DE ORIGEM / ALCOBAÇA/ NAZARÉ
Saída de manhã, em hora a indicar, em direção a Alcobaça, acompanhado pelo nosso guia. Chegada e visita do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (também conhecido por Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou, mais simplesmente, por Mosteiro de Alcobaça), a primeira obra realizada gótica erguida em solo português. A carta da sua fundação data de 8 de Abril de 1153 sendo por isso quase contemporânea da fundação de Portugal, foi fundada por D. Afonso Henriques e consagrada desde então ao culto Mariano, nasceu da doação das terras de Alcobaça a Bernardo de Claraval e à Ordem de Cister pela vitória sobre os mouros na conquista de Santarém. É uma das primeiras fundações monásticas da Ordem de Cister edificadas em Portugal durante o século XII. As dependências medievais, ainda em bom estado de conservação, fazem do edifício um conjunto único no mundo, a que se juntam mas tarde edificações posteriores, dos séculos XVI e XVII, que são um importante testemunho da arquitetura religiosa do país. Estas edificações cruzam os estilos manuelino e barroco que realçam o testemunho medieval. Aqui poderemos encontrar os túmulos de D. Pedro e D. Inês. O Mosteiro foi considerado Património da Humanidade da UNESCO em 1989. No fim da visita, continuação até à Nazaré. Chegada e almoço em restaurante local. Após o almoço, tempo para um passeio pelas ruas estreitas da cidade e pela praia de areia dourada, antigamente conhecido pelos barcos de pesca que chegavam e aí despejavam as suas redes e pelas varinas, com as suas tradicionais sete saias que arranjavam o peixe para o vender nos mercados regionais e para secar ao sol e hoje dedicado aos turistas, após a construção do porto de pesca. Na hora a indicar, subida no centenário ascendente até ao Sítio, no topo do promontório que parece guardar a enseada, este é um local de devoção a Nossa Senhora da Nazaré desde o século XII é aqui venerada uma imagem de uma Virgem Morena, que foi trazida de Nazaré na Palestina, e cujo culto é candidato ao Património Cultural da Humanidade da UNESCO. É no Sítio da Nazaré que se encontra o mais antigo Santuário Mariano de peregrinação popular e real. Actualmente, o Sítio também é muito frequentado por surfistas e admiradores de surf, pois, na Praia Norte existe o fenómeno geológico do Canhão da Nazaré, o maior da Europa, com 227 km de comprimento e 5.000 metros de profundidade, que produz, de Outubro a Março, as maiores ondas do mundo. Em hora a indicar, transporte ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.
2º Dia – NAZARÉ / ALFEIZERÃO / BATALHA/ FÁTIMA
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a indicar localmente, saída em direção à Batalha, com um pequeno desvio por Alfeizerão para uma prova do famoso Pão de Ló. Chegada à Batalha para visitar o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais comumente conhecido por Mosteiro da Batalha), uma das mais belas obras de arquitetura portuguesa e europeia. O extraordinário conjunto arquitetónico, teve origem no cumprimento da promessa que D. João I 5nha feita à Virgem Maria, que em agradecimento pela vitória em Aljubarrota (14 de Agosto de 1385) a mandaria erigir um Santuário. Esta vitória valeu-lhe o trono e garantiu a independência de Portugal. A execução da obra durou cerca de 150 anos e, por isso, uma mistura de estilos como o gótico (predominante), o manuelino e algumas características renascentistas. Foram sendo acrescentados vários elementos do projeto inicial e o resultado disso é o vasto conjunto monástico que hoje se encontra (uma igreja, dois claustros e dois panteões reais). D. João I doou o Mosteiro à Ordem de S. Domingos, a que não deveria ter sido alheios os bons ofícios do Dr. João das Regras e do chanceler do Reino Frei Lourenço Lampreia (confessor do rei), que herdaram à Ordem. O Mosteiro foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983. Almoço em restaurante no fim da visita. De tarde, em hora a indicar, continuação até à aldeia de Pia do Urso, fantasticamente recuperada e ao Parque Sensorial Pia do Urso, com o seu parque temático e percurso pedestre. Continuação até Fátima. Chegada e instalação no hotel. Jantar e alojamento.
3º Dia – FÁTIMA / LOCAL DE ORIGEM
Pequeno-almoço no hotel e check out. Manhã livre para atividades a gosto pessoal no Santuário de Fátima, um dos santuários marianos mais importantes do mundo. Começou a ser construída em 1919, com a Capelinha das Aparições, a pedido de Nossa Senhora aos Pastorinhos, nas aparições de 1917. As celebrações mais simbólicas realizar-se a 12 e 13 de maio e a 12 e 13 de outubro. Almoço no hotel ou em restaurante local. Após o almoço, saída para Valinhos, onde poderemos encontrar pontos de interesse relacionados com os Pastorinhos e as Aparições, como a Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos e Calvário Húngaro, a Loca do Cabeço, o Poço do Arneiro, a Casa da Irmã Lúcia e a casa dos irmãos Francisco e Jacinta. Em hora a indicar, início da viagem de regresso ao local de origem.
Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.
O programa apresentado é apenas uma proposta, desenvolvida para grupos. Encontramo-nos disponíveis para receber sugestões de dados.