Chipre

Lanarca, Limassol, Pafos, Troodos, Kykko, Nicosia, Kykeria, Salamina

Chipre

Lanarca, Limassol, Pafos, Troodos, Kykko, Nicosia, Kykeria, Salamina

DIA 1 - Lisboa/ Atenas/ Larnaca
Comparência no aeroporto de Lisboa 2h antes da partida e embarque no voo AEGEAN com destino a Atenas. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem com destino a Larnaca. Chegada, formalidades de desembarque e controlo de passaportes. Assistência e transporte ao hotel. Alojamento. 

DIA 2 - Larnaca/ Lefkara/ Larnaca
Pequeno-almoço no hotel e saída para visita da cidade de Larnaca, construída sobre as ruínas de Kition, como era conhecida a cidade, que foi uma das várias cidades reinos antigos da ilha. Após uma breve visita à cidade, visitamos a catedral de S. Lázaro, o primeiro bispo de Lázaro, o primeiro bispo de Kition, construída originalmente em 900 d.C. Com três grandes cúpulas e decorada com uma iconóstase impressionante; a tradição diz que o local do túmulo de Lázaro se perdeu durante o período de domínio árabe que começou em 649. Em 890, foi encontrado um túmulo em Larnaca, com a inscrição Lázaro, amigo de Cristo. O imperador Leão VI de Bizâncio mandou erigir a Igreja de São Lázaro sobre o túmulo de Lázaro no final do século IX. Prosseguimos para a aldeia de Kiti, que alberga a igreja de Angeloktistos, com os seus magníficos mosaicos do período cristão que se crê terem sido construídos por anjos. Paragem para almoço na quinta de uma família cipriota. De seguida, visitaremos as ruinas de Choirokoitia, a mais antiga povoação neolítica de Chipre. O local é um dos sítios pré-históricos mais bem preservados do Mediterrâneo Oriental. Prosseguimos para a aldeia de Lefkara, conhecida pela sua arquitetura única, ruas estreitas e casas construídas em pedra calcária. O nome da aldeia deve-se ao branco da sílica e da pedra calcária. Percorremos as ruas estreitas e sinuosas onde poderemos descobrir os ourives e as rendeiras, cujas rendas seguem a tradição dos seus antepassados. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.

DIA 3 - Larnaca/ Troodos– Kykko/ Kakopetria/ Larnaca  
Pequeno-almoço no hotel e saída em direção à aldeia de Kakopetria, para visitarmos a Igreja de Agios Nikolaos tis steyis, totalmente pintada com pinturas murais que datam entre o Séc XI e XVII é considerada uma das mais interessantes igrejas bizantinas da ilha. Dirigimo-nos depois à aldeia medieval de Kalopanayiotis para visitarmos a Igreja de Ayios Ioannis Lambadistis.  Trata-se de um complexo de três igrejas: Agios Irakleidios, Ioannis Lambadistis e uma capela latina - todas sob um único teto inclinado. A igreja foi construída em 1731 e declarada  Património Mundial pela UNESCO. Prosseguimos em direção a Kikko.  Chegada e almoço em restaurante local . De tarde visita do Mosteiro mais famoso e rico na ilha – Kykko. Fundado em 1100 e dedicado à Virgem Maria, possui um dos três ícones atribuídos a St.Luke. Regresso ao hotel em Larnaca ao fim da tarde. Jantar e alojamento.
 
DIA 4  Larnaca/ Paphos/ Larnaca
Pequeno-almoço no hotel e saída  para uma maravilhosa viagem em busca de Paphos, considerado como o local mais provável do “nascimento” de Afrodite, é por si só um centro cultural líder no Mediterrâneo. Pafos (Paphos)  com o seu porto e agradável fortaleza medieval, combina um cosmopolita estância de férias, paisagens espetaculares e locais históricos. A região oferece a possibilidade de combinação de mar e montanhas, bem como obter um sabor da cultura com os  tesouros históricos que a cidade encerra. O legado arqueológico de Pafos (Paphos) é tal que a UNESCO colocou toda a cidade na sua lista do Património Mundial Cultural. Antes de chegarmos a Paphos, visitaremos   Petra tou Romiou,  interessante formação geológica de rochas enormes ao largo da costa no Pafos é um dos mais impressionantes sítios naturais de Chipre associada com Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. Segundo a lenda, este é o lendário berço da Deusa onde ela emergiu das ondas e da espuma. Chegada a Paphos e iniciamos com a visita à Igreja  e Panayia Chrysopolitissa, construída no século XIII sobre as ruínas da maior basílica bizantina primitiva da ilha. No interior do recinto, pode ver-se o Pilar de S. Paulo, onde, segundo a tradição, o santo foi açoitado antes de o governador romano Sergius Paulus se convertesse ao cristianismo. O chão da basílica estava coberto de mosaicos coloridos, alguns dos quais ainda hoje se conservam. Continuaremos depois para a zona do porto onde visitaremos os Mosaicos de Paphos. A cidade alberga mosaicos do período romano, que datam do século III d.C. Estes estão situados em algumas casas principais: a Casa de Aion, Casa de Dionísio e Casa de Teseu. Paragem para almoço em restaurante local. De tarde visita ao famoso “Túmulos dos Reis”, um monumento helenístico antigo datado do século IV a.C.. São grutas funerárias esculpidas na rocha da colina e decoradas com colunas e capitéis dóricos. Regresso ao hotel em Larnaca ao final da tarde.  Jantar e alojamento.

DIA 5  Larnaca/ Limassol/ Kourion/ Omodos/ Larnaca
Pequeno-almoço no hotel  e saída  para visita de Limassol , cuja historia remonta a idade Média. Iniciaremos a nossa visita pela orla marítima da cidade de Limassol e depois A nossa primeira paragem será no Castelo Medieval  - onde está o Museu medieval   e  a capela onde o rei Ricardo Coração de Leão se casou. Prosseguimos em direção a Kourion, passando por Phassouri, apreciando as plantações de citrinos. Chegada a Kourion e visita da antiga cidade–reino, fundada no Neolítico. Encerra um dos mais importantes espólios arqueológicos da ilha, exibindo um magnífico teatro greco-romano construído no séc. II a.C., a Casa de Eustólios, Basílica Paelocristã (Catedral de Kourion), o Batistério e o Ágora. Continuamos para as encostas sul das montanhas Troodos. Aqui está a rica área vinícola da qual a pitoresca vila de Omodos é a mais importante e destaca-se pelo seu artesanato local, do vinho e do mel. Omodos é também conhecida pelo seu Mosteiro de Santa Cruz. Segundo a lenda, Santa Helena - mãe do imperador Constantino - deixou aqui um fragmento da corda com a qual Jesus foi amarrado à cruz durante sua paixão, quando regressou de Jerusalém. Faremos uma paragem para provar os vinhos locais e, claro, o famoso Zivania. Paragem para almoço tradicional Meze numa dos restaurantes locais. Este evento gastronómico único, composto por vários  pratos servidos que permitirá  provar e saborear o "sabor de Chipre". Em hora a informar, regresso ao hotel. Jantar e alojamento. 

DIA 6 - Larnaca/ Nicosia/ Kykeria/ Bellapais/ Larnaca
Pequeno-almoço e saída para Nicósia ou Lefkosia, situa-se sensivelmente no centro da ilha, com uma história rica que remonta à Idade do Bronze. Atualmente, mistura o seu passado histórico com a agitação de uma cidade moderna. Visita ao coração da cidade, rodeado pelas muralhas venezianas do século XVI, está repleto de museus, igrejas antigas e edifícios medievais que preservam a atmosfera nostálgica de anos passados. A famosa Porta de Famagusta ainda hoje se mantém de pé, protegendo orgulhosamente a cidade antiga e a cidade moderna. De lá, seguiremos para a catedral de São João Evangelista e as suas e as suas pinturas murais do século XVIII, que retratam cenas da Bíblia e a descoberta do túmulo de São Barnabé em Salamina. Atravessando para a parte norte de Nicósia, visitaremos Ayia Sophia, construída em 1209 e que se assemelha às famosas catedrais medievais de França. Atualmente, foi convertida na Mesquita Selimiye. Passaremos também pelo Büyük Khan, uma das mais importantes obras arquitetónicas do período otomano, dentro das muralhas da cidade. Continuamos para Bellapais (uma aldeia situada a 6 km a leste de Kyrenia). A aldeia é famosa pelo seu mosteiro do século XII e por Lawrence Durrell (um famoso autor britânico que viveu aqui nos anos 50 e escreveu um livro sobre Chipre: ''Limões amargos”) O almoço será servido num restaurante local. De tarde visita à Abadia de Bellapais, situada na serra dos Pentadaxtilos a apenas dez minutos acima de Kyrenia, a beleza de Bellapais é lendária pela vista fabulosa e ampla de kyrenia e do mar Mediterrâneo.  A nossa última visita será ao cénico porto em forma de ferradura e o Castelo de Kyrenia, que alberga dois museus interessantes: o museu de Kyrenia e o museu dos naufrágios onde se encontra um dos mais antigos naufrágios conhecidos no mundo. Ao final da tarde, regresso ao hotel em Larnaca . Jantar e alojamento.

DIA 7 - Larnaca/ Salamina e Famagusta/ Larnaca
Pequeno-almoço no hotel e saída para a fronteira em Strovilia para nos dirigirmos a Salamina, a grande cidade fundada no século XI a.C.  Visita às ruínas do seu complexo arqueológico e a igreja de São Barnabé, o fundador da igreja apostólica em Chipre em 45 D.C., onde encontramos o seu túmulo. Continuamos para a  cidade medieval Famagusta e visita da cidade velha com as suas muralhas e o mercado, passaremos pelas ruínas do Palácio de Veneza, visita ao Castelo de Othelo e o seu salão gótico do século XIV, bem conhecido pela sua associação com a peça mais conhecida de William Shakespeare  e à Catedral de São Nicolau (atualmente Mesquita). Cruzaremos um novo check-point em Derynia para irmos visitar a Ayia Napa, que floresceu durante o século XVI e continuou a ocupar uma posição de importância  até ao fim da ocupação veneziana de Chipre. Tempo livre no porto piscatório e no parque das esculturas com vistas para o mar.  Em hora a informar, regresso ao hotel em Larnaca.  Jantar e alojamento.

DIA 8 - Larnaca/ Atenas/ Lisboa
Em hora a informar transporte ao aeroporto de Larnaca. Assistência nas formalidades de embarque e partida no voo Aegean com destino a Atenas. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem para Lisboa. Chegada e formalidades de desembarque. 

Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.

Ofertas e Promoções

Receba as nossas melhores ofertas e promoções exclusivas para clientes da Top Atlântico Turismo Cultural e Religioso.