Centro de Interpretação do Românico
Lousada
Centro de Interpretação do Românico
Lousada
Inaugurado em 2018 e situado na vila de Lousada, no norte do país, o Centro de Interpretação do Românico nasceu para divulgar um património histórico-cultural, cuja arte e simbolismo marcaram Portugal e a Europa na Idade Média. O grande objectivo deste centro de interpretação é dar a conhecer a arte românica e divulgar os monumentos que integram a Rota do Românico. Actualmente, a Rota do Românico reúne cerca de 58 monumentos distribuídos por 12 municípios dos vales do Douro, Tâmega e Sousa, localizados no norte de Portugal.
Neste edifício, onde se combina uma traça contemporânea com alguns princípios da arquitetura do românico, poderá vivenciar experiências interativas que recriam um ambiente de época e nos fazem viajar no tempo. O espaço é composto por seis salas temáticas, distribuídas por um conjunto de pequenos edifícios com diferentes tamanhos e formas, que representam a diversidade de construções que a arquitetura românica nos deixou. Organizam-se em torno de um espaço central que relembra o claustro dos mosteiros medievais. O acesso, a cada um dos seis edifícios, faz-se através de uma porta com um arco de volta perfeito, numa alusão às roupas de estilo românico.
De salientar que o Centro de Interpretação do Românico já conta com alguns prémios, tais como: Architecture Master Prize 2019, na categoria de arquitectura cultural e MUSE Design Awards 2020, na categoria de design de arquitectura.
Programa:
Lousada Hotel Rural | http://www.lousadacountryhotel.pt/
Localização: Lousada
Preço por pessoa desde: € 100,00 (duplo standard)
O preço incluído inclui:
- Estadia de uma noite em quarto duplo/twin com pequeno almoço incluído no hotel escolhido;
- Lanche (chás e infusões, scones com compotas de frutas colhidas na quinta, de agricultura biológica) na Casa de - Chá da Quinta de Cedovezas (não inclui transporte ida/volta);
- Entrada no Centro de Interpretação do Românico (visita por conta própria);
- Seguro de viagem.
O preço indicado não inclui:
- Transporte (pressupõe roteiro de procedimentos em transporte próprio);
- Taxa turística ou outras taxas (a pagar localmente, caso aplicável);
- Extras de caráter pessoal;
- Qualquer outro serviço não considerado nos serviços incluídos.