Caminhos de Natureza e Património
Ribeira de Pena e Mondim de Basto
Caminhos de Natureza e Património
Ribeira de Pena e Mondim de Basto
1º Dia - LOCAL DE ORIGEM / RIBEIRA DE PENA (percurso pedestre de 5,5 km)
Saída pela manhã em direção a Ribeira de Pena com paragem técnica pelo caminho. À chegada, início do percurso pedestre. Este percurso linear, de grau fácil e com 5,5kms, começa no centro da vila de Ribeira de Pena junto à Igreja Matriz do Divino Salvador, passa por caminhos antigos, de calçada, percorridos, em outros tempos, por Camilo Castelo Branco. Ao longo do percurso, poderemos apreciar a beleza dos campos agrícolas e o verdejante Vale do Tâmega. À chegada a Friume, não podemos deixar de visitar a Casa Museu de Camilo, onde viveu com a sua primeira mulher e conhecer um pouco mais sobre este grande escritor do século XVIII. Continuando, teremos a oportunidade de conhecer e atravessar a famosa Ponte de Arame que mantém a sua beleza ímpar. Almoço em restaurante local. De tarde, visita ao Museu do Linho e Núcleo de Tecelagem para visualização do seu trabalho e seguir visita panorâmica à Vila de Ribeira de Pena. Chegada e instalação no hotel. Resto da tarde livre. Jantar e alojamento.
2º Dia — RIBEIRA DE PENA (percurso pedestre de 6 km)
Após o pequeno almoço, em hora a indicar, saída para o percurso com 6kms, circular e de grau fácil, começa na Portela de Santa Eulália e o seu trilho segue a levada até chegar ao rio Louredo. Até lá iremos encontrar moinhos, campos agrícolas, gado bovino a pastar e até mesmo sepulturas medievais. A travessia do rio é feita pelas pedras do rio, para retomar o caminho de regresso. Esta levada nasce no rio Louredo e tem cerca de 3,5 kms de extensão. Almoço em restaurante local. Regresso ao Hotel. Resto da tarde livre. Jantar e alojamento.
3º Dia — RIBEIRA DE PENA / SRª DA GRAÇA (Monte Farinha) / LOCAL DE ORIGEM
Pequeno almoço no hotel e, em hora a indicar, partida em direção a Atei à Casa de Santa Eulália, marca produtora de vinho verde, para visita guiada e detalhada. Visitaremos também a Igreja Românica de São Pedro de Atei e os Doces de Basto, locais de produção de doces regionais. Saída de Atei em direção ao Monte Farinha para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Graça, um dos símbolos mais conhecidos de Mondim de Basto e localizado a quase 1000m de altitude. Reedificada na segunda metade do séc. XVIII sobre as ruínas de uma ermida mais antiga, provavelmente do séc. XVI, a capela do santuário, de planta centrada, destaca-se pela possibilidadente arquitetura, toda em granito, com coberturas em cúpula e em abóbadas de berço. Na vertente poente, a partir de um escadório, desenvolve-se um caminho lajeado, em ziguezague, ligando três pequenas capelas, construídas nos sécs. XIX e XX, dedicadas à Anunciação, à Visitação e à Natividade. Visita ao centro histórico de Mondim de Basto. O centro histórico de Mondim de Basto cresceu em redor da capela do Santíssimo Sacramento e da Paixão do Senhor. A sua riqueza cultural, religiosa e patrimonial faz da capela o monumento mais importante da vila. Passearemos pelo centro histórico e veremos as bonitas casas de granito, os becos, as casas senhoriais, os recantos e as ruelas de Mondim. Almoço em restaurante local entre visitas. Em hora a indicar, regresso ao local de origem.
Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.
O programa apresentado é apenas uma proposta, desenvolvida para grupos. Encontramo-nos disponíveis para receber sugestões de dados.