Açores como nunca o viu
São Miguel, Flores, Corvo, Faial, São Jorge e Pico
Açores como nunca o viu
São Miguel, Flores, Corvo, Faial, São Jorge e Pico
1º dia - PORTO ou LISBOA / SÃO MIGUEL (PONTA DELGADA)
Comparação no Aeroporto em hora a informar. Formalidades de embarque assistido por um delegado do Top Atlântico e partida em voo regular Sata com destino a Ponta Delgada. Chegada, encontro com o guia e início das visitas. Seguiremos em direção ao miradouro da Vista do Rei onde terá uma vista fantástica sobre a lagoa azul e a lagoa verde nas Sete Cidades. Continuamos até ao topo das montanhas, precisamente até à Lagoa do Fogo para poder deslumbrar-se com esta lindíssima lagoa. Prosseguimos com uma visita à famosa fábrica e plantação de Chá Gorreana, única da UE, podendo descontrair enquanto desfruta de um chá preto ou verde. Continuando o circuito, faremos uma parada no miradouro do Pico de Ferro com vista panorâmica para a Lagoa das Furnas. Chegando à Vila das Furnas, observaremos alguns fenómenos vulcânicos como por exemplo as fumarolas e as caldeiras. Regresso a Ponta Delgada pela costa sul, com paragem na Lagoa das Furnas (fotos) e pela cidade de Vila Franca, a primeira capital da Ilha de São Miguel. Chegada ao hotel, instalação, jantar e alojamento.
2º dia - PONTA DELGADA / FLORES
Pequeno almoço no hotel e saída para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino às Flores. Chegada, assistência e saída em direção ao centro da Ilha, para visita ao miradouro do Pico da Sé, lagoas Água Branca, Seca e Lomba. Paragem de novo na zona da Pedrinha (vista para o vale Boca da Baleia), e nas lagoas Rasa, Funda, Comprida, Negra e no miradouro Craveiro Lopes. Seguem-se as cascatas da Ribeira Grande e visita ao moinho de água da Ribeira Grande e caminhada ao Poço da Ribeira do Ferreiro. Seguimos para a freguesia da Fajã Grande e nova caminhada à cascata do Poço do Bacalhau e tempo livre. Nesta zona da Ilha poderá observar a parte mais Ocidental da Europa - o Ilhéu de Monchique. Continuamos para a Aldeia da Cuada (turismo rural) para visita e refrescamento seguindo para o miradouro do Portal (paragem) e visita ao miradouro da Rocha dos Bordões. Chegada à vila das Lajes, visita à Igreja Nossa Sra. do Rosário. Regresso pelas freguesias da Fazenda das Lajes, Lomba e Caveira, com visita aos miradouros da Caveira e Fãja do Conde. O almoço será servido em restaurante local entre as visitas. Chegada ao hotel, instalação, jantar e alojamento.
3º dia - FLORES / CORVO / FLORES
Pequeno almoço no hotel e saída para o Cais de embarque para travessia em ferry até à Ilha do Corvo. Durante a viagem de barco, visita às grutas da Ilha das Flores. Chegada ao porto de Vila do Corvo e transporte até à cratera vulcânica - o Caldeirão, cratera das chuvas que deu origem à ilha, com 300 metros de profundidade. No interior diz-se que estão desenhadas como ilhas açorianas. No final, de regresso à Vila do Corvo, paragem na zona da Cova Vermelha para caminhada de ida e volta (aprox. 30 mnts) até à “Cara do Índio”. Tempo livre para apreciar esta emblemática escarpa e continuação para Vila do Corvo para almoço em restaurante local. Antes de embarcarmos, visitamos a pequena Vila do Corvo, concelho mais isolado de Portugal, com as suas ruas estreitas e tortuosas, localmente conhecidas como "canadas", as casas são geralmente baixas, e encontramos fachadas de pedra negra com portas e janelas brancas. Passaremos pela Igreja Nª Sr.ª dos Milagres e o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural. Terminamos no cais para embarcar no ferry de volta à ilha das Flores. Chegada, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
4º dia - FLORES / HORTA (FAIAL)
Pequeno almoço no hotel e transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo Sata com destino à Horta. Chegada, assistência e transporte ao hotel para almoço. De tarde faremos a visita ao pé da baixa da “Cidade Mar”. Iniciamos no Largo Dr. Manuel de Arriaga com passagem pelos locais mais turísticos: Forte de Santa Cruz (séc. XVI) atual Pousada de Portugal, Praça do Infante, Igreja de São Francisco (séc. XVI), Largo Duque D'Ávila e Bolama , Igreja Matriz do Santíssimo Salvador (séc. XVI), Museu da Horta, instalado no antigo Colégio dos Jesuítas, a Câmara Municipal, Sociedade Amor da Pátria, Império dos Nobres (XVIII), Praça da República, Mercado Municipal, Avenida 25 de Abril e a Marina da Horta para apreciar as famosas pinturas murais. No final, paragem no Peter Café Sport para prova do famoso Gin do Mar e visita ao Museu de Scrimshaw, que alberga uma coleção particular do proprietário do popular Café Peter's. Estão expostos algumas centenas de peças, documentando essa difícil arte de gravar os dentes de cachalote, com belos veleiros, sedutoras sereias e cenas de caça às baleias. Terminamos a visita no hotel. Instalação, jantar e alojamento.
5º dia - HORTA (Faial) / SÃO JORGE / HORTA (Faial)
Pequeno almoço no hotel e saída para o Cais da Horta. Trassia em ferry até à Ilha de São Jorge. Chegada e início da visita de dia inteiro à Ilha das Fajãs (manifestações únicas da natureza vulcânica dos Açores). Partindo das Velas, paragem no Miradouro das Velas, vista sobre a Vila, e para as ilhas do Pico e Faial ao fundo. Seguimos para Urzelina e visita à Torre da Igreja, destruída pelas chuvas de 1808, visita aos Moinhos de vento e Museu Agrícola. Nova paragem no Miradouro e na Igreja das Manadas, monumento Nacional, seguindo posteriormente para a Vila da Calheta, para visita ao Museu de S. Jorge. Paragem para almoço em restaurante local. De tarde, continuação pela Freguesia da Ribeira Seca e visita ao Parque Natural. Prosseguimos para a Fajã dos Vimes para visitar a oficina de artesanato, onde poderemos apreciar o artesanato local e a plantação de café, zona exclusiva nos Açores e provar o café produzido na ilha. Continuando pela zona norte, paragem no Miradouro da Fajã dos Cubres com magnifica vista para as Ilhas Graciosa e Terceira e continuação pelo lado norte com paragem na Fajã do Ouvidor e na fábrica do Queijo (com prova) e parque Natural das Sete fontes. Regresso às Velas e jantar em restaurante local. No final, travessia em ferry de regresso à Ilha do Faial. Chegada e transporte ao hotel. Alojamento
6º dia - HORTA (Faial)
Após o pequeno almoço no hotel, saída para inicio da visita à Ilha. Partiremos em direção ao Varadouro, zona balnear com baía fascinante, dominada pelo morro do Castelo Branco, com pontas de rocha preta a par de vinhas e flores. Continuamos pelo Parque Natural do Capelo com destino a um dos principais pontos turísticos da Ilha - a zona do Vulcão dos Capelinhos. Visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que inclui uma exposição interpretativa, descrevendo os principais tipos de atividade vulcânica no mundo e a formação do arquipélago dos Açores. Subida ao farol, para observar a paisagem vulcânica circundante. Prosseguimos em direção ao centro da ilha para visita à Caldeira, serena cratera de 400m de profundidade e 2km de largura, classificada como reserva natural. Continuação até à Ponta da Espalamaca e paragem no Miradouro de Nª Srª da Conceição, com vista sobre a cidade da Horta e ilhas vizinhas. Chegada à Horta e paragem para almoço em Restaurante local. Apôs almoço, saída para o Vale dos Flamengos, nos arredores da Horta, para visita ao belo Jardim Botânico, de um colorido fantástico, proporcionado pelas plantas e flores. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.
7º dia - HORTA (Faial) / PICO/ SÃO MIGUEL (Ponta Delgada)
Pequeno almoço no hotel e saída para o Cais da Horta. Travessia em ferry até à Ilha do Pico. Chegada ao Cais da Madalena e visita à Igreja de Sta Maria Madalena, uma das mais representativas da ilha. Seguimos até ao Lugar do Cachorro, interessantes formações rochosas dos Arcos do Cachorro, que o mar transforma num belo espetáculo de som e cor. Visita a uma Adega e prova de vinhos licorosos e a uma loja de artesanato local ligado à tradição baleeira. Continuação até à Vila de São Roque e breve passagem pela Vila e Avenida do Mar. Atravessando a ilha de norte para sul, e já perto da encosta da Montanha do Pico, visita à pequena Lagoa do Capitão. Já na costa sul, paragem nas Lajes, o 1º lugar da ilha a ser povoado e centro baleeiro de tradição secular. Almoço em restaurante local. Ao inicio da tarde visita ao Museu dos Baleeiros, único no género em Portugal, que reúne uma coleção de muitas centenas de peças em marfim de dente e osso de baleia, além de vários utensílios usados na pesca artesanal. Continuamos pelo Mistério de São João, resultados de antigas erupções vulcânica e São Mateus para visita às Rendeiras. Segue-se a zona do Verdelho, paisagem protegida e classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, para se observar uma paisagem única, caracterizada por inúmeros “currais de vinha”, num autêntico labirinto de muros (dependendo do tempo disponível, possibilidade de Passeio Pedestre” Vinhas da Criação Velha” a determinar localmente com o guia a posição do passeio). Terminamos no aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Ponta Delgada. Chegada e transporte ao hotel. Jantar e alojamento.
8º dia - SÃO MIGUEL (Ponta Delgada) / PORTO ou LISBOA
Pequeno almoço no hotel e em hora a informar transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo Sata com destino Porto/Lisboa. Chegada e formalidades de desembarque.
Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.
O programa apresentado é apenas uma proposta, desenvolvida para grupos. Encontramo-nos disponíveis para receber sugestões de dados.