À Descoberta de Marrocos
Casablanca, Rabat, Fez e Marraquexe
À Descoberta de Marrocos
Casablanca, Rabat, Fez e Marraquexe
1º Dia - LISBOA / CASABLANCA
Comparência em hora a indicar no Aeroporto de Lisboa. Assistência por um Delegado da Top Atlântico e formalidades de embarque e viagem em voo regular da TAP prevista para as 09h15. Chegada a Casablanca pelas 10h35, assistência nas formalidades de desembarque e partida em direção a El Jadida , a antiga Mazagão portuguesa. Chegada e almoço em restaurante local. De tarde visita à Fortificação Portuguesa de Mazagão, agora parte da cidade de El Jadida, foi construída como uma colónia fortificada no princípio do séc. XVI. A fortaleza foi edificada num estilo Militar dos primeiros anos do Renascentismo. Alguns dos edifícios que ainda há vestígios são: a Cisterna e a Igreja da Assumpção, construídas em estilo Manuelino. A cidade portuguesa de Mazagão foi uma das primeiras bases dos Descobridores Portugueses durante a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2004. Regresso a Casablanca ao fim da tarde. Chegada ao hotel, instalação, jantar e alojamento.
2º Dia - CASABLANCA / RABAT
Após o pequeno-almoço, saída para visita à maior cidade de Marrocos e capital económica do reino. Da nossa visita salientamos a Praça das Nações Unidas, a Praça Mohamed V, com o Palácio da Justiça, de inspiração árabe-andaluza e uma grande fonte, o distrito de Habbous, o “Palácio Real”, a área residencial de Anfa e a impressionante Mesquita de Hassan II , o maior do mundo, depois de Meca e célebre pelo grande minarete de 200m. Almoço em restaurante local. De tarde, partida para a cidade de Rabat, capital política e administrativa do país, conhecida como a “Capital Imperial Branca”. Chegada e início da visita à cidade, percorrendo o bairro diplomático, o “Mechouar” ou o Palácio Real, o típico kasbah Oudayas, o Mausoléu Mohamed V, a Torre Hassan e a Catedral Católica. Finalizamos a visita no hotel. Instalação, jantar e alojamento.
3º Dia - RABAT / VOLUBILIS—MEKENES / FEZ
Pequeno almoço no hotel e saída em direção Volubilis , antiga cidade Romana, cujas ruínas específicas atualmente um sítio perigoso considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Seguimos viagem para Meknes , conhecida como a Versalhes marroquina, fundada no final do século XVII por Moulay Ismail. Chegada e almoço em restaurante local. Meknes está rodeada por uma enorme muralha tripla de 40 kms, com ameias e torres, dentro da qual se situa a Medina e o Palácio. Da visita damos destaque especial para as portas monumentais de Bab El Mansour , Bab El Khemis, as cavalariças reais, o bairro judeu , etc. Continuação da viagem para Fez, considerada como a mais medieval do mundo árabe, a mais antiga das cidades imperiais de Marrocos e uma das cidades Santas do Islão. Fundada pela Dinastia Idrísida, constitui o centro cultural e espiritual do ocidente muçulmano. Chegada ao hotel. Instalação, jantar e alojamento.
4º Dia - FEZ
Pequeno almoço no hotel e saída para visita de dia inteiro dedicada à descoberta de Fez. Da visita destacamos o Palácio Real (exterior - não permitidas visitas no interior) com a sua porta de Ouro, a Medina , umas das mais impressionantes do mundo Árabe, a Medersa Bou-Inania, a mesquita Karaouiyne (exterior) uma das maiores do mundo , que é também uma das mais antigas universidades, fundada por volta de 850, na bela Praça Nejjarine , com sua fonte - Bab Boujloud. Paragem para almoço em restaurante típico na medina. De tarde continuamos com a nossa visita, desta vez na “ cidade nova” - Fez El Jedid - onde se destaca o Palácio Real (Dar El-Makhzen), o Mellah. Dependendo do tempo da visita possibilidade de algum tempo livre para visitar os famosos Souks (mercados). No final, transporte ao hotel. Jantar e alojamento.
5º Dia - FEZ / BENI-MELLAL / MARRAQUEXE
Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Beni-Mellal, com passagem por Immouzer e Ifrane , no coração da cordilheira do Médio Atlas, com parques, lagos e casas de estilo alpino é conhecido como "a Suíça de Marrocos" pelo inusitado de ser uma estação de Ski no centro de Marrocos. Chegada a Beni-Mellal , almoço em restaurante local e breve panorâmica do centro histórico. Continuação da viagem, com destino a Marraquexe. Chegada, instalação no hotel, jantar e alojamento.
6º Dia - MARRAQUEXE / ESSAQUIRA / MARRAQUEXE
Pequeno almoço no hotel e saída para visita de dia inteiro de Essaouira , um Mogador do século XVI ( nome português da cidade ), que lembra os tempos em que Portugal lutava para ter o controlo desta costa. É um típico porto português, onde no séc. XVI o Rei D. Manuel I mandou construir uma fortaleza a que chamou “Castelo Real de Mogador”, hoje completamente destruída. A fortificação à volta da cidade, do século XVII, construída de acordo com os princípios do estilo Militar Europeu, num contexto do Norte de África, continua a fazer parte da cidade, que foi considerada Património Mundial pela Unesco em 2001. Almoço em restaurante local . Visita aos Souks de Prata, Arte, etc. A cidade hoje em dia é habitada por artistas e artesão, sendo o trabalho em madeira muito famoso. De tarde, em hora a indicar localmente, viagem de regresso a Marraquexe. Regresso ao hotel. Alojamento.
7º Dia - MARRAQUEXE
Pequeno-almoço no hotel e dia inteiro dedicado à visita de Marraquexe , a segunda mais antiga das Cidades Imperiais, conhecida como a “Pérola do Sul”. Durante a visita poderemos ver: a Necrópole dos Sultões Saadianos , que datava do séc. XVI. É um dos poucos vestígios que restam da dinastia Saadiana, que reinou na idade do ouro da cidade. A Mesquita Koutoubia , perto da Praça Djemaa el Fna, famosa, sobretudo pelo seu magnífico minarete, o mais antigo dos 3 grandes minaretes almóadas que restam no mundo. A Mesquita teve o início de sua construção logo após a conquista almóada da cidade, tendo sido construída no topo das ruínas da mesquita do séc. XI da antiga dinastia Almorávida. O Palácio Bahia , situado na Medina da cidade, ao longo do limite norte do Bairro Mellah ou Bairro Judeu. Não se sabe ao certo os dados de construção do Palácio, mas sabe-se que teve início entre 1859 e 1873 e que foi acabado apenas em 1900. Os Jardins de Menara , um verdadeiro oásis situado a pouca distância do centro de Marraquexe, com cerca de 40 variedades diferentes de oliveira em redor de uma bacia colossal que serve de reservatório para a irrigação das plantas e ao Museu Si Said. Regresso ao hotel para o almoço. De tarde, saída para visita ao Souk e à Praça Djemaa El Fna , com o seu inconfundível colorido, de tendas de vendas de produtos típicos e também de contadores de histórias, encantadores de serpentes, “comedores” de fogo , etc. uma noite com espetáculo “Fantasia” no famoso restaurante Chez Ali, onde apreciaremos a dança do ventre e apresentação de show com cavalos e camelos . Regresso ao hotel e alojamento.
8º Dia - MARRAQUEXE / LISBOA
Pequeno almoço e saída para o Aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo da TAP pelas 11h45 com destino a Lisboa. Chegada às 13h25, mudança de avião e continuação com destino ao Porto em voo TAP pelas 16h05. Chegada ao Aeroporto do Porto pelas 17h05 e formalidades de desembarque.
Nota:
Este programa poderá estar sujeito a alterações e a ordem das visitas poderá ser alterada em função dos horários de abertura e encerramento dos locais a visitar.