Peregrinação à Turquia
Nos passos de São Paulo
Programa de 8 dias
Dia 1 - Porto ou Lisboa / Istambul
Comparência no Aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo regular com destino a Istambul. Chegada, encontro com o guia e transporte ao hotel. Distribuição dos quartos e alojamento.
Dia 2 - Istambul
Pequeno-almoço. Início da visita clássica da cidade tendo como ponto de partida a Praça de Sultanahmet que ocupa atualmente o lugar do antigo Hipódromo romano (330 d.C.) e onde ainda podemos ver alguns vestígios (obelisco egípcio, coluna serpentina...), era o lugar onde decorria um dos maiores acontecimentos desportivos e sociais de Constantinopola - a corrida de carros. Continuação do tour com a Mesquita de Sultão Ahmet, mais conhecida por Mesquita Azul. É única entre todas as mesquitas otomanas por ter 6 minaretes. Na Praça ergue-se outro magnífico monumento - Basílica de Santa Sofia, considerada na altura da sua construção a igreja com maiores dimensões e a mais sagrada de Constantinopla. Hoje museu, é a maior e a mais importante representação da arte cristã no oriente. É uma obra prima de valor mundial conhecida, também, como “Hagia Sofia” que significa “Sabedoria Divina”, foi construída por Justiniano no ano de 537. Visitaremos ainda a Cisterna Yerebatan (ou Cisterna da Basílica) que é um Palácio submerso a época Bizantina e a Igreja de S. Salvador de Chora. Almoço em restaurante local e ao inicio da tarde, cruzeiro no Bósforo com magníficos panoramas das suas costas europeia e asiática embelezada de palácios, jardins e casas tradicionais de madeira. O estreito do Bósforo separa a Ásia da Europa e ao mesmo tempo liga o Mar de Marmara ao Mar Negro. Por ultimo visita ao Grande Bazar, um dos mais antigos do mundo, com a sua atmosfera oriental e as labirínticas ruas. Breve tempo livre para passear e regresso ao hotel ao fim da tarde. Jantar e alojamento.
Dia 3 - Istambul / Antioquia /Adana
Pequeno almoço no hotel e transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida às em voo regular com destino a Antioquia. Chegada e inicio da visita desta cidade situada nas margens do Rio Orontes. A cidade foi fundada cerca de 300 a.C. por Seleuco I. Na época de Jesus, era uma grande metrópole, a terceira cidade do Império Romano, logo a seguir a Roma e a Alexandria. No I século a população judaica era bastante numerosa, que se estima em cerca de 500 000 habitantes. Foi na histórica Gruta Capela de S. Pedro, que pela primeira vez os seguidores de Jesus Cristo foram chamados de “ cristãos”( Act 11,26). Foi daqui que Paulo de Tarso, partiu para as suas 3 viagens para levar a Boa Nova a outras paragens. Na cidade podemos observar, as chamadas “Portas da Síria”, e a Fonte de Castaglia. Visitaremos ainda o Museu Arqueológico de Antioquia. O almoço será servido entre as visitas. No final da visita, prosseguimos a viagem para Adana, onde chegaremos ao final do dia. Jantar e alojamento.
Dia 4 - Adana/ Tarso / Capadócia
Pequeno almoço e partida para Tarso, palco do primeiro encontro entre Marco António e Cleópatra VII, mas o seu mais ilustre filho, foi S. Paulo, que ali nasceu. A visita incluí a Casa e o Poço de S. Paulo. Continuação para a Capadócia. Almoço durante as visitas. Chegada ao hotel na Capadócia, jantar e alojamento.
Dia 5 - Capadócia
Pequeno-almoço. Dia dedicado à descoberta desta região única. A Natureza esculpiu uma fantástica e quase sobrenatural paisagem. A Capadócia deve a sua criação às erupções dos Vulcões da Argeia / Erciyes, de Hasan Dag e de Melendiz, hoje extintos que expeliram a sua lava e cinzas que formaram o “tufo”. Escavando o tufo os antigos cristãos, construíram igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas. O vento e a chuva agindo durante milhares de anos foram os escultores destas formações misteriosas. Dia inteiro com visitas na região com pausa para o almoço: Vale de Göreme com as suas Igrejas rupestres decoradas de frescos e pinturas bíblicas do séc. X e XI, Vale Vermelho, Vale de Uçhisar, visita de uma cidade subterrânea (Özkonak ou Serhatli), construídas por questões de segurança, sobretudo como proteção das investidas dos Árabes entre os séculos VII e XII, e podiam abrigar centenas de pessoas, Centros de artesanato (tapetes, ónix e pedras semi-preciosas). Após as visitas, regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Dia 6 - Capadócia / Konya / Pamukkale
Pequeno-almoço. Partida para a antiga capital do império Seldjúcida – Konya, notavelmente a mais religiosa da Turquia. Visita do Museu de Mevlana, complexo que é constituído pelo antigo convento dos Derviches Dançantes e Mausoléu de Mevlana – islâmico místico e fundador da ordem Mevlevi. Almoço. Continuação da viagem em direção a Pamukkale - piscinas termais de origem calcária, que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina. Visto à distância, o panorama lembra um manto de algodão, daí o nome Pamukkale que traduzido do turco significa “Castelo de Algodão”. Património mundialmente reconhecido pela UNESCO, Pamukkale está presentemente sob um plano de protecção e reconstrução. No mesmo planalto, a alguns metros das termas, situam-se as ruínas da necrópole de Hierapolis, cidade Helenistica-romana famosa na antiguidade pelos seus banhos termais e caracterizada pela riqueza e diversidade dos seus túmulos, sepulcros e sarcófagos. Chegada ao hotel, Jantar e alojamento.
Dia 7 - Pamukkale / Éfeso/ Izmir
Pequeno-almoço no hotel e saída para Éfeso. Visita desta cidade antiga dedicada à deusa Artemisa, e que constitui o maior lugar arqueológico pela sua extensão. Os vestígios arqueológicos são fantásticos, em que a conservação das calçadas das ruas e de alguns edifícios é notável. Para a religião cristã, Éfeso foi a cidade onde S. Paulo veio pregar muitas vezes, e S. João escreveu parte do seu Evangelho. Destaque para a Biblioteca de Celso, Templo de Adriano, do excelente Teatro, da Ágora, Casa de Banho Pública e da Igreja onde teve ligar o 3º Concílio Ecuménico. Almoço e Continuação para visita da Casa da Virgem Maria. Acredita-se que Nossa Senhora terá vivido aqui os últimos anos da sua vida. A Casa foi convertida numa pequena capela. É um lugar de peregrinação para os cristãos e é igualmente venerada pelos turcos como lugar sagrado. Visitaremos ainda um centro de peles. No final continuação para Izmir. Chegada ao hotel, jantar e alojamento.
Dia 8 - Izmir/ Istambul/ Porto ou Lisboa
Pequeno-almoço no hotel. Em hora a informar transporte ao aeroporto. Assistência no check-in e partida em voo regular com destino a Istambul. Chegada, mudança de avião e continuação da viagem com destino ao Porto/Lisboa. Chegada ao aeroporto e formalidades de desembarque.
Preços sob consulta
Documentos Obrigatórios:
• Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade (válido para a viagem)
Para mais informações, reservas ou programas à medida, consulte-nos em:
Tel.: 351 220 129 360